Imagens feitas por um guia foram publicadas na internet. Pesquisa da ONG Sea Shepherd Brasil sobre tubarões mostra que 98% dos turistas consideram ilha segura.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram tubarões perto da areia na Praia da Conceição, em Fernando de Noronha(veja vídeo acima). O registro feito pelo guia Felipe Rogério Silva no dia 31 de janeiro foi analisado pela bióloga Bianca Rangel, que é pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da ONG Sea Shepherd Brasil.
“Essa cena de vários tubarões no raso, que é muito comum em Noronha, infelizmente é algo extremamente raro no resto das praias do Brasil. É um privilégio estar numa praia, no pôr do sol e ainda presenciar os tubarões se alimentando próximos a areia. Mas não é preciso entrar na água”, disse a especialista.
Bianca Rangel fez um comparativo com a situação na Região Metropolitana do Recife, onde ocorreram três ataques de tubarão em menos de um mês, sendo dois deles em 24 horas.
“Na Região Metropolitana do Recife, temos os incidentes com mais frequência porque lá existem vários problemas ambientais complexos, como o ambiente degradado. No entanto, em Fernando de Noronha, o ambiente é bem mais preservado, e os tubarões acham alimento com facilidade”, disse.