Foto: Divulgação/Canva.
O ChatGPT cresceu rapidamente e atingiu 100 milhões de usuários ativos em apenas dois meses. A tecnologia promete trazer novas profissões para quem quer trabalhar com Inteligência Artificial.
Lucas Oggiam, diretor-executivo da consultoria de recrutamento PageGroup, disse à revista Forbes que a aceitação pública tem provocado o interesse de empresas para implementar esse sistema. A nova tecnologia pode aquecer o mercado e lançar novas profissões, contrariando as expectativas de que a inteligência artificial coloca em risco a mão de obra humana. “Tudo indica que o ChatGPT tornará o ambiente virtual totalmente novo e favorável a novas oportunidades de trabalho”, observou Oggiam.
A PageGroup, em parceria com o ChatGPT, listou dez profissões que prometem despontar com a chegada da OpenAI.
1) Gerente de Chatbot
O profissional atua na gerência e no monitoramento da conversação entre o chatbot e o usuário. É responsável pela coleta, análise e melhoria contínua dos dados, a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário.
2) Desenvolvedor de Chatbot
É responsável por criar, projetar e implementar chatbots. Trabalha na criação de algorítmos de Inteligência Artificial, para reconhecer corretamente as intenções dos usuários.
3) Técnico de Chatbot
Faz ajustes e manutenção dos robôs de conversação. Ele desenvolve o diálogo do robô, programa suas respostas e ajuda a certificar que a ferramenta responde ao usuário corretamente.
4) Analista de Chatbot
É responsável por analisar os dados da Inteligência Artificial e configurar e melhorar sistemas de chatbot, para aprimorar a experiência do usuário.
5) Especialista em Inteligência Artificial
Sua função é desenvolver soluções que aprimorem a capacidade do software de aprender e raciocinar.
6) Designer de experiência do usuário de Chatbot
É responsável por desenvolver soluções que melhorem a experiência dos usuários e ajudem os clientes a encontrar a informação que procuram de forma fácil e clara. O profissional tem de garantir uma navegação intuitiva, fluxos de conversa claros, recursos visuais e jogos.
7) Consultor de Chatbot
Sua função é ajudar o cliente a desenvolver, implementar e gerenciar chatbots inteligentes, a fim de melhorar a experiência do usuário. O profissional trabalha diretamente com o cliente e tem o objetivo de compreender suas necessidades e desenvolver processos e soluções eficazes.
8) Engenheiros de dados para Chatbot
É responsável pela construção e manutenção de algorítmos e bases de dados que permitam ao chatbot responder às perguntas do usuário.
9) Desenvolvedor de modelos de aprendizado de máquinas para Chatbot
Sua função é criar algorítmos que permitam aos chatbots reconhecerem e compreenderem o contexto do diálogo entre os usuários e os robôs. Ele também é responsável por programar o chatbot para ajustar suas respostas às necessidades de informação dos usuários.
10) Pesquisador de Chatbot
O pesquisador é responsável por criar um software interativo e intuitivo, que proporcione experiências agradáveis aos usuários. Entre suas funções estão o desenvolvimento e o aprimoramento dos bots existentes, abrangendo coleta de dados; a criação de estratégias para interação; o estudo das melhores práticas do setor; a aplicação de sistemas de Inteligência Artificial; e a avaliação das respostas e dos comportamentos do bot.
Créditos: Revista Oeste.