O diretor do FBI, Christopher Wray, aumentou as tensões entre os EUA e a China ao afirmar que é “provável” que o novo coronavírus tenha surgido de um laboratório em Wuhan. Durante uma entrevista à Fox News na última terça-feira (28), Wray disse que o governo chinês tem frustrado e obstruído o trabalho do FBI para investigar as origens da pandemia.
A declaração de Wray vem em meio a uma crescente pressão política nos EUA, com congressistas republicanos pedindo uma revisão da resposta do governo à pandemia e uma audiência para investigar as origens do vírus na próxima semana. O FBI tem investigado as origens da pandemia há algum tempo e acredita que um possível incidente em um laboratório em Wuhan possa ser a causa.
As relações entre os EUA e a China já estavam tensas, e as declarações de Wray só devem piorar a situação. O governo chinês nega veementemente as acusações de que o vírus tenha surgido em um laboratório e tem feito o possível para desacreditar as investigações.
No entanto, Wray enfatizou que o FBI continuará trabalhando para descobrir a verdade sobre as origens da pandemia, apesar dos obstáculos colocados pelo governo chinês.