Até o momento, a Síria registrou 5.951 óbitos e a Turquia outros 44.374 mortos
Foto: Handout / Planet Labs Inc. / AFP
Após um mês do terremoto que atingiu Turquia e Síria, o número de mortos em decorrência do abalo superou os 50 mil. Os dados são resultado de um balanço compilado pela AFP com base em várias fontes e que mostra um aumento do número de vítimas fatais em território sírio.
Até o momento, a Síria registrou 5.951 óbitos. Os dados mais recentes divulgados pela Agência Pública de Gestão de Catástrofes da Turquia (Afad) registram 44.374 mortos, totalizando 50.325 vítimas fatais nos dois países.
Novas imagens mostram como eram diversas regiões nos dois países e como elas ficaram após o abalo. Um dos locais mais atingidos foi a cidade de Kahramanmaras, onde um pai passou horas segurando a mão da filha morta nos escombros de um prédio.
Veja o antes e depois do terremoto
A região, no entanto, foi umas das que foi palco de resgates de vítimas ainda vivas após mais de dez dias sob os escombros. Foi o caso de Neslihan Kilic, de 29 anos, retirada viva dos destroços 258 horas depois do tremor.
Veja o antes e depois do terremoto
A cidade de Hatay foi outra que sofreu com o impacto dos tremores. Além disso, a região também foi atingida por outros tremores, com magnitude de 6,3. Segundo autoridades turcas, ao menos três pessoas morreram e 213 ficaram feridas na província de Hatay.
Veja o antes e depois do terremoto
Segundo a Agência Pública de Gestão de Catástrofes da Turquia (Afad), cerca de 10 mil tremores secundários foram registrados de 6 de fevereiro até a última terça-feira. O abalo que deixou o maior número de vítimas danificou gravemente mais de 170 mil edifícios em 11 províncias da Turquia e também afetou a Síria.