Foto: Imagem: NASA, ESA, CSA, J. Olmsted/Divulgação.
Astrônomos da Universidade do Arizona encontraram “Tatooine” da vida real. Trata-se de um exoplaneta com propriedades semelhantes às do encontrado no universo fictício de Star Wars. A descoberta foi realizada graças ao Telescópio James Webb, e divulgada pela Nasa, na quarta-feira (22).
Batizado de VHS 1256 b, o exoplaneta tem nuvens arenosas, formadas por silicato, água e outros elementos em sua atmosfera, além de orbitar dois sóis, em um período de 10 mil anos. Muitos fãs de Star Wars associaram o achado com Tatooine, visto que o planeta fictício também orbita duas estrelas e possui um clima árido, com temperaturas extremas.
Características do planeta Tatooine da vida real
O planeta VHS 1256 b está a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra, com dias que duram por volta de 22 horas. Segundo a Nasa, o exoplaneta se formou há cerca de 150 milhões de anos. “Em termos astronômicos, é bem jovem”.
Os pesquisadores encontraram água, metano, monóxido e dióxido de carbono na atmosfera do planeta. “Nenhum outro telescópio identificou tantos recursos ao mesmo tempo para um único alvo”, disse o coautor Andrew Skemer, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, conforme a Nasa.
“Estamos vendo muitas moléculas em um único espectro de Webb que detalham os sistemas dinâmicos de nuvens e clima do planeta”, acrescentou Skemer. O exoplaneta tem baixa gravidade, assim, suas nuvens de silicato podem aparecer e permanecer mais altas em sua atmosfera.
Créditos: Revista Oeste.