Parece (muito) piada, mas não é. Terminou em briga feia, com a Polícia Militar, o protesto feito por familiares de presos, realizado em frente ao Centro Administrativo, na BR-101. Elas cobravam o “fim da opressão” no sistema prisional do RN. Pelo menos duas mulheres foram presas ao serem flagradas consumindo droga no meio da manifestação.
Os ânimos esquentaram nesse momento e os policiais utilizaram bombas de efeito moral para dispersar a movimentação. Houve também troca de agressões físicas e verbais e mais mulheres teriam sido detidas. Imagens divulgadas, ao vivo, pela TV Ponta Negra mostram a troca de agressões entre policiais militares e as mulheres. Veja abaixo:
Vale lembrar que o protesto começou por volta das 10h, em frente ao Midway Mall, na Avenida Salgado Filho. De lá, as mulheres, mães e filhas de presos foram caminhando pela avenida até o Centro Administrativo, cobrando “o fim da opressão”. A governadora Fátima Bezerra (PT) informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que irá receber o grupo de mulheres.
RECLAMAÇÃO
O rigor no sistema prisional do RN seria um dos motivos para a ordem da facção criminosa para atacar prédios e ônibus do Rio Grande do Norte. Órgão federal aponta tortura, comida estragada e contaminação proposital por tuberculose em presídios do RN. Em matéria do G1, o Governo do RN foi procurado, mas não se manifestou. O Estado vive uma onda de ataques criminosos atribuídos a facção criminosa. ‘Quanto pior as condições do sistema prisional, maior a violência aqui fora’, diz a antropóloga.