Nos últimos anos, o Brasil tem sido sacudido por uma série de escândalos de corrupção envolvendo políticos e altos funcionários públicos. Entre os envolvidos estão ministros e ex-ministros do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muitos dos casos foram de ”parar” o país.
Um dos casos mais conhecidos é o do mensalão, um esquema de corrupção envolvendo o pagamento de propinas a parlamentares em troca de votos favoráveis ao governo. Entre os condenados no caso estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.
Outro escândalo que veio à tona nos últimos anos foi o da Operação Lava Jato, que investigou um esquema de corrupção na Petrobras envolvendo políticos, empresários e funcionários da estatal. Vários ministros e ex-ministros do governo Lula foram citados nas investigações, entre eles Antonio Palocci, que foi ministro da Fazenda e da Casa Civil, e Guido Mantega, que também foi ministro da Fazenda.
Palocci, que foi preso em 2016, foi acusado de receber propina em troca de favorecer empresas em contratos com o governo. Já Mantega foi citado por ter recebido doações ilegais para a campanha eleitoral do PT em 2014.
Além disso, outro ex-ministro do governo Lula que foi envolvido em escândalos de corrupção é Paulo Bernardo, que foi ministro do Planejamento e das Comunicações. Ele foi preso em 2016 por suspeita de envolvimento em desvios de recursos do Ministério do Planejamento.
Os casos de corrupção envolvendo ministros e ex-ministros do governo Lula são apenas alguns exemplos dos muitos escândalos que assolaram a política brasileira nos últimos anos.