Ideia foi apresentada pelo senador Styvenson Valentim, mas precisa de aval do governo federal; desde terça-feira (14), estado é alvo de ataques
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que encaminhou nesta sexta-feira (17) ao presidente Lula uma proposta de intervenção das Forças Armadas no Rio Grande do Norte, para conter a escalada de violência causada pelo crime organizado.
A proposta foi apresentada no Congresso Nacional pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).
“Encaminhei ao presidente Lula ofício para análise de eventual uso das Forças Armadas no estado do Rio Grande do Norte, em razão da crise de segurança pública, cujos detalhes foram elencados pelo senador”, escreveu Pacheco, em um comunicado. “Reconheço o notável empenho das forças de segurança do estado e Nacional neste momento, às quais se podem somar as Forças Armadas, a critério do presidente da República.”
Mais cedo, as polícias Civil, Militar e Federal foram às ruas do estado para cumprir 54 mandados judiciais, em resposta aos ataques promovidos nos últimos dias pela facção criminosa Sindicato do Crime. Os 30 mandados de prisão preventiva e 22 de busca da operação miram 22 alvos.
O Antagonista