Foto: REUTERS/Adriano Machado
Levantamento O Que Pensa o Mercado Financeiro, feito pela Genial/Quaest, ainda mostra que 36% deles acreditam IPCA acumulado do ano deve ser maior que 6%
A pesquisa O Que Pensa o Mercado Financeiro, feita pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (15), mostra que, para 68% dos agentes do mercado financeiro, o governo federal não está preocupado com o controle da inflação.
Na perspectiva do acumulado do ano do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação do país, 36% deles acreditam que deve ser maior que 6%, enquanto 33% disseram que deve ser menor que 6%. Já 22% acreditam que será igual a 6%.
Para os próximos 6 meses, 57% dos respondentes afirmaram que as chances de o governo alterar as metas de inflação são altas. 31% pensam que as chances são regulares e 11% disseram que são baixas.
Atualmente, o IPCA acumulado dos últimos 12 meses está em 5,60%, bem acima da meta para 2023, de 3,25%, com 1,5 ponto percentual de tolerância para cima ou para baixo.
Previsões do mercado compiladas pelo Banco Central, no boletim Focus desta semana, apontam um IPCA de 5,96% no fim desse ano.