O ministro Francisco Joseli Parente Camelo tomou posse no Superior Tribunal Militar (STM) nesta quinta-feira (16). No discurso, elogiou o presidente Lula (PT) e defendeu a harmonia entre os Poderes.
“Tenho convicção de que seu [de Lula] maior desafio será pacificar o Brasil e consolidar de forma definitiva a democracia em nosso país. Os dirigentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário já deram uma clara e enfática demonstração de que este é o caminho”, disse.
O petista participava da cerimônia. Também estavam presentes a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, o ministro do STF Alexandre de Moraes e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“É necessário mais uma vez reafirmar o nosso compromisso com a manutenção da hierarquia e da disciplina no seio das Forças Armadas, sabedor que a prioridade da nossa gestão será julgar os crimes militares tipificados em lei”, acrescentou Joseli ao dirigir-se a Rosa Weber.
Em entrevista, Camelo defendeu a decisão de Moraes de julgar no STF, e não na Justiça Militar, os integrantes das Forças Armadas envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
O Antagonista