• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 10 de julho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Morre a cantora e compositora Sueli Costa, autora de canções eternizadas por Elis Regina e Simone, aos 79 anos

Por Terra Brasil
04/mar/2023
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A artista faleceu na última sexta-feira (3), e o velório será nesse domingo (5)

Morreu nessa sexta-feira (3), a cantora e compositora carioca Sueli Correa Costa, autora de “Jura secreta”, famosa na voz de Simone, e de “20 anos blue”, consagrada por Elis Regina. A notícia foi comunicada neste sábado (5), pela sobrinha da artista, a também cantora Fernanda Cunha. A causa não foi revelada. O velório está marcado para esse domingo (5), 11h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Sueli Mesquita parte a quatro meses de festejar 80 anos, de causa não revelada. Nascida numa família de músicos, Sueli teve uma mãe que tocava piano e ministrava aulas de canto coral. Foi nesse ambiente que aprendeu sozinha a tocar violão na adolescência, ao lado dos irmãos (Élcio, Lisieux, Telma e Afrânio). No estilo bossa-nova escreveu aos 18 anos a primeira composição, “Balãozinho”.

Leia Também

Sem concurso e com aval do STF contratados podem ser efetivados

“Assinou um contrato bancário e está arrependido?”, advogada Bruna Mendes alerta que você tem 7 dias para cancelar

Lei promete favorecer idosos na compra de veículos mais baratos

Nos anos 1960 iniciou a carreira como compositora, enquanto conciliava os estudos na Faculdade de Direito em Juiz de Fora, onde foi criada, até 1969 quando seguiu para o Rio de Janeiro. Neste período, em Juiz de Fora, Sueli Costa compôs e cantou todas as canções da peça “Cancioneiro de Lampião”, encenada pelo Grupo Divulgação em 1967. Ela também trabalhou na trilha da peça “Bodas de Sangue”, no mesmo ano. 

Ela viveu anos de ininterrupta atividade como compositora, músicas gravadas por grandes intérpretes como Nara Leão, participou da trilha sonora de peças infantis, e em festivais, além de ter ministrado aulas de música em colégios cariocas formaram um currículo respeitável.

A década de 1970 marcou um grande momento de reconhecimento do talento por parte de intérpretes como Ney Matogrosso, Simone, Cauby Peixoto, Pedro Mariano, Joanna, Fagner, Fafá de Belém, Alaíde Costa, Ângela Rô Rô, Elis Regina, Ivan Lins, Zélia Duncan, Zizi Possi, Agnaldo Rayol, Gal Costa, Wanderléa, Ithamara Koorax, entre outros. 

O nome de Sueli Costa passou a fazer parte então da elite de compositores da MPB. Com o sucesso batendo à porta, foi contratada pela EMI e gravou o primeiro LP (1975) com produção de Gonzaguinha e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso. Dois anos depois, veio o segundo LP (1977), com produção de João Bosco e Aldir Blanc. Os parceiros mais importantes até hoje são, no início, Cacaso e Tite de Lemos; depois apareceram Aldir Blanc, Ana Terra, Paulo César Pinheiro e Abel Silva, com quem consagrou uma dupla de sucesso. 

Apesar de sua vasta e importante obra, Sueli não teve o reconhecimento que merecia em vida, segundo alguns de seus admiradores. 

– O Brasil não sabe quem ela é, mas a gente tem que fazer justiça e acordar o povo – afirma o DJ Zé Pedro, amigo e admirador do trabalho da artista.

Ele foi um dos que publicou uma homenagem a ela em seu perfil no Instagram. Zé escreveu: “Sueli Costa, acordar sem você no Brasil é dor lancinante. Foi com ‘Coração Ateu’ que meu coração singrou pela primeira vez o mar das tuas melodias. Com você descobri Tite de Lemos, Cacaso, Abel Silva, Ana Terra e tantos outros poetas que se tornaram verdadeiros biógrafos da minha existência. Compositora decisiva nos destinos de Maria Bethânia, Simone e Nana Caymmi, você sempre foi arredia a consagrações, preferindo o quase anonimato pelas ruas e uma discografia estupenda como intérprete apenas para conscientes da sua importância. Agora, eu me sento aqui e nada mais tenho a dizer da tristeza que embaça meus olhos. Segue em paz, Sueli”.

https://www.instagram.com/p/CpXbdo2rqA9/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Lula faz vista grossa e MST ameaça invadir mais fazendas produtivas: “Não comemos eucalipto”

PRÓXIMO

Governo do RJ corre o risco de ser interditado como aconteceu em Brasília; Entenda

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se