Foto: Reprodução/ Instagram
O ministro Juscelino Filho, das Comunicações, negou as acusações de que teria causado prejuízo aos cofres públicos durante suas atividades no comando da pasta. Em um vídeo publicado nesta segunda-feira, 6, Juscelino afirmou que foi vítima de ataques “vazios e distorcidos”.
Além disso, o ministro disse que estaria à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. Ele se complicou depois de uma série de reportagens do jornal O Estado de S. Paulo.
“Não houve nenhuma irregularidade nas viagens que fiz como ministro”, afirmou Juscelino, em vídeo publicado no Instagram. “Na viagem ao Maranhão, fui a trabalho. Tive reuniões com a Anatel, com o prefeito de São Luís e com o governador do Estado. Sobre as diárias, o sistema gerou automaticamente para todo o período, sem diferenciar os fins de semana. Devolvi as diárias assim que soube, ainda em 19 de janeiro. O mesmo eu fiz na viagem a São Paulo.”
Juscelino assumiu que usou um avião da Força Aérea Brasileira e justificou o fato dizendo que se tratava se uma “viagem oficial”. “Sou ficha limpa, e não respondo a nenhum processo, é importante deixar isso bem claro”, disse ele, que ainda admitiu possuir um patrimônio em cavalos.
Sobre as emendas de relator que o ministro teria usado para beneficiar uma estrada em frente à própria fazenda, Juscelino explicou que se trata de um instrumento legítimo do Congresso. “Não posso responder pelas contratações”, declarou. “E, vale dizer, não houve obra nas proximidades da minha fazenda nem na via de acesso. O projeto pretende atender a inúmeras comunidades que hoje convivem com a lama e a poeira.”