Alêm do icônico busto de Cristiano Ronaldo, veja criações para personalidades do esporte que deram errado
Não poderíamos começar com outra estátua sem ser a icônica de Cristiano Ronaldo. O astro português foi homenageado em 2017 com o busto, instalado no Aeroporto de Funchal, em sua cidade natal. Porém, o que era para ser uma homenagem virou piada nas redes sociais: pessoas diziam que o escultor seria fã de Lionel Messi. Após a repercussão negativa, o criador, Emanuel Santos, refez a obra.
O ganês Michael Essien é um dos maiores jogadores da história do seu país e fez fama no futebol internacional ao atuar pelo Chelsea. Em homenagem ao atleta, uma estátua em tamanho real foi instalada em Kumasi, na região central de Gana. Mas, como podemos ver, a realidade ficou um pouco diferente da expectativa
Um dos maiores atletas do futebol de todos os tempos, Diego Maradona recebeu uma bonita homenagem em 2017, em Calcutá, na Índia. Apesar da boa intenção, fato é que o eterno camisa 10 argentino pode ser confundido com uma “vovó” de cabelos enrolados ou até mesmo com a cantora Susan Boyle.
Ídolo da seleção chilena, o meio-campista Arturo Vidal, que joga no Flamengo, é mais um caso de jogador “vítima” de uma homenagem. Um artista plástico criou uma versão do jogador de metal, em tamanho maior que o original, e Vidal agradeceu pelo presente e até publicou em suas redes sociais. Apesar disso, a estátua parece mais os personagens do filme Robôs ou até mesmo o Homem de Lata, de O Mágico de Oz.
Comparada às outras estátuas desta lista, esta homenagem ao craque Luis Suárez não chega a ser totalmente descartável; porém, é preciso olhar por certo tempo até perceber que é inspirada no centroavante do Grêmio e da seleção uruguaia.
É difícil de acreditar, mas a estátua à direita da imagem é uma tentativa de homenagear o centroavante colombiano Falcao García. A obra foi instalada na cidade de Santa Marta, na Colômbia, onde o craque nasceu, e gerou grande repercussão pela pouca similaridade com o jogador.
Em uma pegadinha feita pelo apresentador britânico James Corden, a estrela inglesa David Beckham, que ganharia uma homenagem do Los Angeles Galaxy, time dos Estados Unidos, se surpreendeu negativamente com a estátua falsa criada para ele; até descobrir que se tratava de uma brincadeira, ficou inconformado com o resultado. Dias depois, a estátua original foi inaugurada na frente do estádio do clube americano.
Considerado um dos maiores ídolos do futebol no Egito e um dos principais líderes do Liverpool, Mohamed Salah “ganhou” uma homenagem na cidade egípcia de Sharm-el-Sheikh, em que o jogador nasceu. Apesar da iniciativa, a imagem viralizou negativamente, e internautas brincaram com a falta de semelhança.
Mesmo com apenas 22 anos, Haaland já é um fenômeno, que acumula gol atrás de gol no Manchester City. No fim do ano passado, o centroavante norueguês foi homenageado com uma estátua, feita de um tronco de madeira e instalada em Bryne, cidade natal do jogador. Meses atrás, o empresário que financiou a obra revelou que o Haaland amadeirado foi roubado com a ajuda de um guindaste, provavelmente por um fã insatisfeito com o resultado.
Para fechar a lista, a icônica escultura do tetracampeão da Fórmula 1 Ayrton Senna,homenageado pelo museu de cera em Rolândia, no Paraná. As imagens viralizaram nas redes sociais na época que foram reveladas. Se não fosse o macacão de piloto, dificilmente saberíamos que a ideia era homenagear Senna.