Imagem: Moacyr Lopes Junior/ Folhapress.
José Rainha (foto), líder da Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade (FNL), passou neste domingo (5) por audiência de custódia e foi encaminhado para um presídio em Caiuá, no interior de São Paulo. Ele será mantido em prisão preventiva.
De acordo com a Polícia Civil, Rainha foi detido por suspeita de extorsão de proprietários rurais na região do Pontal do Paranapanema (SP). A polícia também informou que foram apreendidas armas supostamente usadas em conflitos agrários.
Luciano de Lima, outra liderança da FNL, também foi preso ontem e encaminhado neste domingo para o Centro de Detenção Provisória. Ainda de acordo com a polícia, as duas lideranças do movimento exigiam vantagens financeiras de pelo menos seis vítimas.
Na madrugada de 18 de fevereiro, integrantes da FNL iniciaram ocupações em fazendas do interior paulista e uma no Mato Grosso do Sul durante o chamado “Carnaval Vermelho”. Segundo a polícia, porém, as prisões de Rainha e Lima não têm relação com essas invasões.
“É importante ressaltar que em nada se confundem com os atos decorrentes do Carnaval de 2023, quando um grupo invadiu nove propriedades rurais, mas sim visa a apuração do ciclo de violência decorrentes de extorsões e dos disparos de arma de fogo, incluindo fuzil, o que colocou em risco número indeterminado de pessoas”, diz nota da Polícia Civil.
Créditos: O Antagonista.