Foto: Divulgação/Bombeiros de Castelló.
Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a região de Valência, na Espanha. Autoridades espanholas afirmaram na sexta-feira (25) que as chamas já devastaram 4.000 hectares de terra e seguem descontroladas.
O fogo forçou a retirada de cerca de 1.500 moradores de 8 comunidades. Um efetivo de 500 bombeiros, com o apoio de aviões e helicópteros, trabalharam durante a madrugada para travar o avanço das chamas.
Segundo a ministra da Justiça e Interior, Gabriela Bravo, o incêndio encontra-se numa fase “crítica” e está ganhando força. Os esforços da noite de 5ª feira (24.mar) se concentraram em criar uma barragem nas rodovias, evitando que as chamas se alastrem ainda mais.
Bravo afirmou também que a Guarda Civil está apurando “diferentes hipóteses” sobre a origem do incêndio, bem como se existiu “alguma ação humana” por trás.
Espanha quer América Latina “no centro da agenda” da UE
Terça-feira (21), o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, disse que vai se empenhar para colocar o relacionamento com a América Latina “no centro da agenda europeia”.
A fala precede a 28ª Cúpula Ibero-americana, que está sendo realizada ontem e hoje em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Albares adiantou que o encontro deve celebrar a assinatura de documentos conjuntos, inclusive de cartas sobre direitos ambientais.
Créditos: Poder 360.