Colapso de banco do Vale do Silício repercute no mercado
O Ibovespa fechou na menor cotação do ano pregão desta segunda-feira, 13, valendo pouco mais de 103 mil pontos. É o principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil (B3). Ao mesmo tempo, o dólar terminou o dia em alta de 1%, negociado a R$ 5,27.
Ocorreram três pregões seguidos de queda, até o Ibovespa chegar à menor cotação deste ano, no encerramento das negociações do dia. Em comparação ao dia anterior, a queda de hoje chegou a 0,5%.
A retração desta segunda-feira ocorreu em meio ao colapso do Silicon Valley Bank (SVB). Criado em 1983 para apoiar o setor tecnológico, o banco teve seus fundos congelados abruptamente na sexta-feira 10.
O bloqueio do SVB ocorreu em meio a uma intervenção do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), a agência do governo dos Estados Unidos que tem a missão de garantir os depósitos bancários. A crise ameaça o setor de inovação, congelando, por exemplo, o dinheiro de contas de startups na instituição.
Contudo, um comunicado conjunto de Janet Yellen, secretária do Tesouro, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (equivalente) ao banco dos EUA central, e Martin Gruenberg, responsável pelo FDIC, emitido no domingo 12 trouxe certo alívio ao mercado norte-americano. O texto informa que os depositantes do SVB “terão acesso a todo o seu dinheiro a partir de segunda-feira, 13 de março”.