Um homem não identificado faleceu após contrair a ameba Naegleria fowleri, conhecida como “comedora de cérebros”, na Flórida, Estados Unidos. O indivíduo adquiriu a ameba ao lavar o rosto e o nariz com água da torneira. Esse caso é inédito em três aspectos, segundo informações do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ao canal FOX4: é o primeiro caso de contaminação pela Naegleria fowleri na Flórida através da água da torneira, o primeiro caso relatado nos meses de inverno nos EUA e o primeiro caso de infecção por essa ameba reportado em 2023.
O homem faleceu em 20 de fevereiro, três dias antes do departamento de saúde do condado emitir um alerta para a população sobre o risco de infecção. A Naegleria fowleri é uma ameba microscópica que pode ser encontrada em fontes de água doce e quente, como rios, lagos e lagoas. A infecção ocorre quando a água contaminada com a ameba entra pelo nariz, e ela pode causar uma doença fatal chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM), que destrói os tecidos do cérebro e pode levar à morte em poucos dias.
Embora a infecção pela Naegleria fowleri seja rara, é importante tomar precauções ao entrar em contato com água doce e quente, principalmente durante o verão. O CDC enfatiza que a infecção só pode ocorrer através da entrada da ameba pelo nariz, não sendo possível contrair a doença através da ingestão de água contaminada. Entre os sintomas da PAM estão febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça intensas.