Foto: Reprodução
Campanha contra fake news tem foco em mensagens compartilhadas nas redes sociais contra o governo federal
O governo federal lançou um site contra fake news para desmentir boatos na internet que envolvem a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Com o nome de Brasil contra Fake, o site vai funcionar como uma espécie de agência de checagem, apurando mensagens virais das redes sociais e apontando se são falsas.
Algumas publicações já disponíveis no site trazem temas como: “É falso que governo Lula mandou desligar bombas do São Francisco”, “É falso que Lula levou mais de 400 presentes da Presidência”, “É fake que Ministério da Fazenda tenha anunciado “bolsa travesti” no valor de R$ 1,8 mil”, “Ludmilla não captou R$ 5 milhões via Lei Rouanet”, entre outros.
O projeto faz parte da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que é comandada pelo ministro Paulo Pimenta (PT). Assim que assumiu a pasta, Pimenta falou sobre o combate a notícias falsas.
– Faremos um trabalho permanente de combate às fake news e à desinformação. A boa informação é vital para a nossa sociedade. Combater as fake news não é uma tarefa fácil e não é uma tarefa simples. Temos que fazer com responsabilidade e com cuidado essa discussão no Brasil – comentou o ministro no começo do ano.
Pleno News