Durante o lançamento do Programa Vacina Bahia no Centro de Referência da Mulher em Madre de Deus, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a criação de uma nova personagem chamada “Maria Gotinha” preta, criada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A iniciativa, segundo a Sesab, tem como objetivo criar representatividade para as mulheres e o povo negro da Bahia.
Em conjunto com o Zé Gotinha, personagem criado na década de 80 para a campanha de vacinação contra a poliomielite, a Maria Gotinha irá ajudar a impulsionar a imunização em todo o estado, sensibilizando adultos e crianças. A proposta é que a representatividade da personagem ajude a aumentar a adesão da população às campanhas de vacinação.
A inclusão da Maria Gotinha como uma personagem negra reforça a importância da diversidade e da representatividade na luta contra a pandemia. A Bahia é um estado com uma grande população negra e a criação dessa personagem é um passo importante para a inclusão e o empoderamento das comunidades negras e femininas na saúde pública.