O ministro da justiça Flávio Dino desmentiu a informação de que o Governo Federal teria realizado uma intervenção na administração penitenciária do Rio Grande do Norte. Ele disse à CNN que em momento algum esse assunto foi tratado com a governadora Fátima Bezerra (PT) e que há uma parceria para conter os ataques terroristas das facções criminosas.
A confusão se deu por causa de uma informação equivocada do Portal Metrópoles a respeito da portaria que autorizou o envio da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) ao RN. “Até distorceram isso como uma espécie de intervenção federal. Não, não há isso. Há um apoio do Governo Federal ao Governo do Estado e esse apoio é ilimitado. Foi essa determinação do presidente Lula”, disse Dino.
Lembrando que qualquer intervenção federal se dá quando o Governo Federal assume o controle total ou parcial das ações dos Estados ou Municípios e não é o caso no Rio Grande do Norte onde as ações continuam coordenadas pelo Governo Estadual.
Dino ainda falou que está atuando com agilidade. “A governadora Fátima Bezerra esteve comigo e determinei o envio da Força Nacional de Segurança em horas”, declarou.
O ministro informou que está enviando mais 220 policiais da Força Nacional e garantiu que se for necessário mais homens chegarão ao RN. “Tenho falado com a governadora três vezes ao dia. Se for necessário enviar 400, 500, 800 policiais nós vamos colocar porque não vamos permitir que territórios sejam entregues a práticas criminosas”, destacou.
Confira o vídeo: