• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

Fazenda já admite que PIB vai crescer menos do que o esperado

Por Terra Brasil
17/mar/2023
Em Economia, Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Ministério da Fazenda projeta que o PIB brasileiro será de 1,6% em 2023, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (17), no boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE).

A projeção apresenta uma queda em relação à última previsão da SPE, ainda no governo de Jair Bolsonaro, quando o boletim Macrofiscal previa um crescimento econômico de 2,1% em 2023.

As expectativas de crescimento do PIB por parte da SPE diferem das projeções do mercado financeiro e do Banco Central. Segundo o último boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (13), o mercado espera um PIB de 0,89% em 2023, enquanto o BC prevê um PIB de 1% neste ano, segundo o relatório de inflação divulgado em dezembro de 2022.

Leia Também

A impressionante história de Dubai e sua ascensão como cidade luxuosa no deserto

Nova regra beneficia donos de veículos elétricos com desconto no IPVA

Motoristas com mais de 60 anos podem ganhar prazo especial para renovar CNH

Segundo o boletim Macrofiscal, “a redução de 0,49 p.p. no PIB em 2023 levou em consideração os indicadores econômicos divulgados desde a última grade, que seguiram mostrando arrefecimento na margem, e os efeitos defasados mais intensos da política monetária sobre a atividade e mercado de crédito do que o anteriormente projetado. As perspectivas de liquidez reduzida nos EUA e em outras economias também colaboraram para a revisão da projeção anterior”.

Para 2024, a estimativa de crescimento econômico é em 2,34%. No boletim anterior, a expectativa era que a economia brasileira crescesse 2,7% no próximo ano.

Já as projeções de inflação foram ajustadas para cima, e segundo a SPE, o IPCA acumulado em 2023 deve ser de 5,31%. Na última projeção do Macrofiscal, a expectativa de inflação para este ano era de 4,60%.

De acordo com a SPE, a revisão na inflação foi motivada pelo aumento na projeção dos chamados preços administrados, como combustível e energia.

Entretanto, a Secretaria ainda espera que haja um contrabalanceamento, pela desaceleração esperada na inflação de alimentação no domicílio e de bens industriais.

Em 2024, a projeção de inflação também foi ajustada para cima, chegando a 3,52%, frente aos 3% previstos pelo boletim Macrofiscal publicado em novembro de 2022. Ainda segundo a SPE, “a partir de 2025, espera-se convergência do IPCA para a meta de 3,00%.”.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Empresa descarta falta de combustível como causa da queda de helicóptero em SP

PRÓXIMO

Plantão TBN: Pacheco sugere intervenção das Forças Armadas no RN após ataques de traficantes

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se