Foto: Isac Nóbrega/PR.
O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque afirmou que o governo tomou as “medidas cabíveis” em relação às joias supostamente para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O almirante emitiu uma nota no sábado 4.
“Em função dos valores histórico, cultural e artístico dos itens, o ministério encaminhou solicitação para que o acervo recebido tivesse o seu adequado destino legal”, disse Albuquerque, ao mencionar que sua versão pode ser corroborada com ofícios enviados à chefia de Gabinete de Documentação Histórica da Presidência da República. Na sequência, o ex-ministro de Minas e Energia reafirma que só soube o que havia nos pacotes trazidos da Arábia Saudita no momento em que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos.
Documentos mostram que as joias foram enviadas como um presente ao governo brasileiro. Não há citações a Bolsonaro ou à ex-primeira-dama.
Albuquerque disse ainda que a “natureza institucional” dos itens foi informada à Receita Federal (RF) com um documento enviado ao órgão e também durante o desembarque da comitiva de Bolsonaro em Guarulhos. De acordo com o ex-ministro, na ocasião, o ministério esclareceu a procedência dos itens “sem nenhuma tentativa de induzir, influenciar ou interferir” nas ações da RF.
Íntegra da nota de Albuquerque sobre joias supostamente para Michelle Bolsonaro
“Esclareço que o governo brasileiro tomou as medidas cabíveis e de praxe, como sempre ocorreu, em relação aos presentes institucionais ofertados à Representação Brasileira, integrada por Comitiva do Ministério de Minas e Energia, que participou de evento diplomático na Arábia Saudita, em outubro de 2021.
Em função dos valores histórico, cultural e artístico dos itens, o Ministério encaminhou solicitação para que o acervo recebido tivesse o seu adequado destino legal, o que pode ser comprovado por ofícios enviados na ocasião à chefia de Gabinete de Documentação Histórica da Presidência da República.
Em prol das boas práticas, da transparência e da devida formalização, a natureza institucional dos itens recebidos foi informada à Receita Federal por intermédio de documentação enviada ao Órgão e também no próprio desembarque da Comitiva no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), ocasião que o Ministério esclareceu a procedência dos itens, sem nenhuma tentativa de induzir, influenciar ou interferir nas ações adotadas por representantes do Fisco.
Informo ainda que o detalhamento sobre os diversos presentes institucionais recebidos não eram do meu conhecimento”.
Créditos: Revista Oeste.