Foto: Fernando Bizerra Jr./EFE.
O deputado Rodrigo Valadares (União Brasil) enviou requerimento à presidência da Câmara para que sejam solicitadas informações ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O parlamentar cobra explicações sobre as razões que levaram o Brasil a não assinar documento, apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU), expondo violações de direitos humanos na Nicarágua.
O documento elaborado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU foi assinado por 55 países e diz que “violações generalizadas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade estão sendo cometidas contra civis pelo governo da Nicarágua por razões políticas”.
Para o deputado Rodrigo Valadares, o fato do governo brasileiro e sua representação no Conselho de Direitos Humanos da ONU não terem assinado o documento “demonstra que o Governo do Brasil está favorável a catástrofe humanitária que vem acontecendo na Nicarágua”.
Partidos da própria base aliada de Lula e até alguns setores do PT já criticaram a postura do governo com relação à Nicarágua.
Na terça-feira (7/3), o embaixador Tovar da Silva Nunes, chefe da delegação permanente do Brasil em Genebra, chegou a afirmar que o Brasil está preocupado com “sérias violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático, em especial execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos” na Nicarágua.
Créditos: Metrópoles.