Foto: Divulgação
A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), voltou a alfinetar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A petista disse o chefe da autarquia deveria ouvir o economista americano Joseph Stiglitz, ganhador do Nobel de Economia em 2001.
“Presidente do BC deveria ouvir Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia: autonomia deve ser acompanhada de responsabilidade. Tem de justificar pq está adotando a politica, prestar contas à sociedade e ao Congresso, mostrar resultados, como é nos EUA. Aqui há excesso de autonomia”, escreveu Gleisi.
Joseph Stiglitz participou do seminário realizado pelo BNDES na manhã desta segunda-feira (20). O evento é organizado pelo banco, Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e Fiesp.
No evento, o economista disse que o Brasil vem sobrevivendo a uma “pena de morte” ao se referir à alta taxa de juros no país.
“É chocante a (taxa de juros) de vocês. Os números de 13,75% ao ano, ou de 8% de taxa real, são do tipo de taxa de juro que vai matar qualquer economia. Na verdade, o impressionante no Brasil é que o país sobreviveu ao que seria de fato uma pena de morte”, disse Joseph Stiglitz.
Gazeta Brasil