A Casa Branca deu um prazo de 30 dias para todas as agências federais dos Estados Unidos (EUA) desinstalarem o aplicativo da rede social de vídeos TikTok de telefones de serviço e outros dispositivos que pertencem ao governo. A medida é semelhante a adotadas por Canadá, Comissão Europeia e mais da metade dos estados americanos.
Em um memorando publicado na segunda-feira (27/02), a diretora do Departamento de Administração e Orçamento da Casa Branca, Shalanda Young, instruiu agências federais a “remover e proibir instalações” do aplicativo chinês e “proibir o tráfego de internet” dos dispositivos governamentais no TikTok.
Assim, o diretor do Departamento de Segurança de Informação dos EUA, Chris DeRusha, afirmou que a medida “faz parte do compromisso permanente do governo para proteger a infraestrutura digital, além da segurança e privacidade dos americanos”.
Algumas agências governamentais, incluindo os departamentos da Defesa, de Segurança Interna e do Estado, já implementaram a restrição.
Metropoles