Equipes de resgaste já falam em “horas finais das buscas por sobreviventes”
Os terremotos que atingiram a Turquia e Síria em 6 de fevereiro já causaram a morte de cerca de 36 mil pessoas e milhares de feridos. Esse terremoto já é o mais mortal da história da Turquia, ultrapassando o que aconteceu em 1939, que fez quase 33 mil vítimas.
Equipes de resgate já falam que “as buscas por sobreviventes pode está chegando nas horas finais”. Além das máquinas pesadas, são usados cães farejadores e “câmeras térmicas inspecionavam blocos de apartamentos pulverizados em busca de qualquer sinal de vida”, informa a Associated Press.
Em comunicado à imprensa, a Agência de Monitoramento de Desastres Naturais e Emergências da Turquia (AFAD) informou que o número de mortos no país chegou a 31.974. Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (14.fev). Segundo a AFD, uma ponte aérea foi estabelecida para transportar equipes de resgate e materiais para as regiões atingidas. Mais de 5.814 pessoas morreram na Síria, de acordo com a agência Reuters.
As autoridades turcas começaram a investigar diversas construtoras que tiveram prédios derrubados com o terremoto. A denúncia é sobre as manutenções que estavam atrasadas, o que poderia ter facilitado os desmoronamentos desses edifícios e, consequentemente, matado milhares de pessoas. A lista tem 163 pessoas ligadas com a construção e manutenção desses prédios. 48 delas foram presas preventivamente.
Os danos financeiros do terremoto somente na Turquia foram estimados em 84 bilhões de dólares, de acordo com a Confederação Empresarial e Empresarial da Turquia, uma organização empresarial não-governamental, divulgou a Associated Press.
Do outro lado, a fase de resgates está chegando ao fim. Nesta segunda-feira, foram oito pessoas salvas, casos que foram considerados praticamente milagres pelas equipes.
Relembre os principais pontos
- Em 11 de fevereiro: a Agência Espacial Italiana (ASI) divulgou a primeira imagem de satélite da Turquia após o forte terremoto que atingiu o país na 2ª feira (6.fev) e deixou até o momento mais de 24 mil mortes.
- Em 12 de fevereiro: o avião da FAB com repatriados afetados pelo terremoto na Turquia chega ao Brasil. A aeronave pousou na madrugada no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com os nove brasileiros, três sírios, dois turcos, dois colombianos, um egípcio e profissionais da imprensa.
- Em 13 de fevereiro: imagens feitas pela rede de televisão turca A Haber mostram as fendas formadas na província de Karamamaras, epicentro do terremoto na Turquia. No vídeo, estradas que conectam e rodeiam a região aparecem completamente destruídas e rachadas.
- Mortos: as autoridades turcas confirmaram que até o momento 31.974 vitimas no forte terremoto de magnitude 7,8 e 7,5 graus que atingiram o sudeste e norte dos dois países.
* Com informações de agências internacionais