Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Aliado de Lula, senador vai liderar o maior bloco partidário da Casa; escolha veio após embates dentro da base do governo
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) é o novo líder da Maioria no Senado. A nomeação foi oficializada nesta sexta-feira (10) e já consta no sistema.
A Maioria é o nome dado ao maior bloco parlamentar formado na Casa. De nome Democracia, o bloco liderado por Renan também conta com MDB, União Brasil, Podemos, PDT, PSDB e Rede e possui 31 senadores.
O segundo maior agrupamento, chamado de Resistência Democrática, tem 28 senadores e é composto por PSD, PT e PSB. A maioria dos parlamentares que fazem parte dos dois blocos compõe a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No entanto, as últimas semanas foram de desentendimentos entre os dois blocos e questionamentos ao líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), que formou o bloco sem comunicar a partidos como o MDB e União Brasil. Renan Calheiros chegou a fazer críticas públicas à composição, dizendo que seria um “fogo amigo” contra as duas legendas.
O terceiro bloco partidário do Senado é formado por PL, PP e Republicanos e como é o que abertamente faz oposição ao governo, tem o nome parlamentar de Minoria. O líder é o senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Também nesta composição, está o líder da oposição na Casa, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que concorreu à presidência do Legislativo contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e foi derrotado por 49 votos a 32.
Ocupar os cargos de liderança permite aos senadores participar das reuniões semanais que definem a pauta de votações e os projetos que ganharão prioridade para avançar na Casa.