Partidos estão próximos de firmar acordo para participarem de federação partidária
Depois de negociarem por meses, os deputados federais Ciro Nogueira (PP-PI) e Luciano Bivar (União-PE), presidentes do PP e do União Brasil, estão perto de fechar um acordo para que as duas siglas integrem uma federação.
De acordo com fontes do PP ouvidas por Oeste, estaria faltando “muito pouco” para a conclusão do acordo entre os partidos. A fusão deve ser confirmada ainda em março, um pouco depois do Carnaval.
O acordo vai permitir que as agremiações mantenham suas estruturas iniciais, mas se unam em um consórcio que as obriga a ter o mesmo posicionamento no Congresso Nacional.
Caso se concretize, a federação partidária vai representar a maior bancada da Câmara, com 108 deputados federais e a segunda maior do Senado, com 15 parlamentares na Casa.
Com esse movimento, a federação vai ter mais poder de barganha por espaços na Esplanada dos Ministérios. O União Brasil já comanda três pastas: Comunicação, Turismo e Integração Nacional. Mas o partido tem também intenção de comandar autarquias como Codevasf e Sudene.
A fusão deve facilitar também uma reaproximação de Nogueira com o governo Lula. O parlamentar participou da campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa pela presidência da República em 2022.