O Partido Social Democrata (SPD), no poder na Alemanha, perdeu a eleição para o parlamento da cidade de Berlim pela primeira vez em quase 25 anos, no domingo (12). A derrota ocorre em um momento em que o país enfrenta uma inflação recorde e uma crise de energia.
A nova eleição em Berlim foi convocada depois que o principal tribunal da Alemanha decidiu no ano passado que a votação de setembro de 2021 era inválida devido a uma série de irregularidades.
De acordo com resultados preliminares compartilhados pelas emissoras ARD e ZDF, a União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita, recebeu 28,2% dos votos no domingo – um aumento de quase 10 pontos em relação a 2021.
O SPD, que conta com o chanceler alemão Olaf Scholz entre seus membros, ficou em segundo lugar com 18,4%, apenas 105 votos à frente dos Verdes, que também receberam 18,4%. O Partido de Esquerda (Die Linke) obteve 12,2%, enquanto a anti-imigração Alternativa para a Alemanha (AfD) ficou em quinto lugar com 9,1%.
Os resultados significam que a prefeita de Berlim, Franziska Giffey (SPD), perde sua cadeira no parlamento para Olaf Schenk, da CDU. O SPD ocupa continuamente o cargo de prefeito desde 2001.
Gazeta Brasil