Foto: Reprodução.
O autocrata russo Vladimir Putin afirmou neste domingo (26) que o objetivo da Otan é “dissolver a antiga União Soviética e sua parte fundamental, a Federação Russa”.
“Nas condições de hoje, quando todos os principais países da Otan declararam que o seu principal objetivo é no infligir uma derrota estratégica, para que o nosso povo sofra, como eles dizem, como podemos ignorar as suas capacidades nucleares nessas condições?”, questionou durante declaração à televisão estatal Rossiya 1.
“Eles [Ocidente] estão enviando dezenas de biliões de dólares de armas para a Ucrânia. Isso é realmente participação”, afirmou, acrescentando que os países da Otan estão participando, “ainda que indiretamente, nos crimes do regime de Kiev”.
Na última terça-feira, Putin anunciou a suspensão da participação da Rússia no tratado Novo Start com os Estados Unidos, último acordo de controle de mísseis nucleares vigente. Válido até 2026, o acordo prevê que tanto EUA quanto Rússia, que detêm 90% do arsenal nuclear mundial, mantenham no máximo 1.600 ogivas em prontidão.
Créditos: O Antagonista.