Foto: Reprodução.
Morreu aos 90 anos, no sábado (11), o publicitário Mauro Bento Dias Salles, conhecido como Mauro Salles. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 4 dezembro.
Segundo a família, Mauro tinha encefalite herpética, uma complicação neurológica, havia 16 anos. A doença prejudicou a capacidade motora e de fala.
Ele foi enterrado às 11h deste domingo (12), em cerimônia reservada para a família. Salles deixa a esposa, com quem estava havia 64 anos. Os dois tiveram duas filhas, dois filhos, dez netos e dez bisnetos.
Mauro teve participação fundamental na concepção e no lançamento da TV Globo, como diretor de jornalismo e diretor de programação, cargo que assumiu até as vésperas da inauguração da emissora, em 1965, informa o Memória Globo.
Naquele ano, também participou das negociações entre a Globo e o Grupo Victor Costa para a compra da TV Paulista, canal 5 de São Paulo. Foi ainda um dos responsáveis pela contratação de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pela Globo. Durante o período de diretor de programação esteve à frente do humorístico “Câmara Indiscreta”, versão brasileira do “Candid Camera” americano.
O programa apresentado por Renato Consorte, Gracinda Freire, Paulo Roberto e Augusto César Vannucci flagrava a reação de pessoas comuns a situações inusitadas causadas pelos atores. Salles dirigiu a atração até 1966.
Mauro era o mais velho dos sete filhos do agrônomo Apolônio Salles e de Izabel Irene Dias Salles. Seu pai seguiu a carreira política. Começou como secretário de Agricultura de Pernambuco nos anos 1930, depois, foi prefeito, deputado estadual, ministro, senador e chegou a presidente do Senado. Em Recife, Mauro Salles estudou no Colégio Santa Cruz. Mas, em 1942, se mudou com a família para o Rio de Janeiro e se transferiu para o Colégio São Bento. Mais tarde, estudou também no Colégio Santo Inácio.
Aos 15 anos, começou a ganhar seu próprio dinheiro, dando aulas de apoio a colegas que tinham dificuldades nas matérias. Depois, ia trabalhar como guia turístico na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.
Créditos: G1.