A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro marcou presença no Senado nesta quarta-feira, 1°, dia de posse dos parlamentares e de eleição na Casa. Ela foi convidada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O pleito, que começou às 16 horas, está mais acirrado do que a eleição na Câmara dos Deputados. Concorrem ao cargo os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE), Rogério Marinho (PL-RN) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atual presidente da Casa.
O presidente Lula liberou quatro ministros para votar nas eleições do Senado: Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro possui cinco aliados na Casa: os senadores Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário da Pesca; Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República; Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura; e Damares, ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.