Foto: Chase Doak/via REUTERS.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos disse que suspendeu as partidas e chegadas em três aeroportos, incluindo o Aeroporto Internacional de Myrtle Beach, na Carolina do Sul, no sábado, por causa de um “esforço de segurança nacional”.
A ação ocorreu em meio a relatos de que um balão chinês de vigilância de alta altitude que voava pelo país, estava na área.
Washington chamou o episódio de “clara violação” da soberania dos EUA.
Balão chinês
Autoridades dos EUA disseram na quinta-feira (2) que um balão espião chinês estava sobrevoando o país há alguns dias, no que seria um ato descarado poucos dias antes de uma viagem planejada a Pequim pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
A China disse nesta sexta-feira (3) que o dirigível que estava sobrevoando os Estados Unidos tinha fins meteorológicos civis e outros objetivos científicos e lamentou que tenha se desviado para o espaço aéreo norte-americano.
Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China também disse que continua a manter comunicações com os EUA para lidar adequadamente com a situação inesperada.
Créditos: CNN Brasil.