Muitas pessoas acreditam que a história do Brasil começou em 1500, quando a frota de Pedro Álvares Cabral atracou em Porto Seguro (BA). No entanto, humanos habitam o território nacional há pelo menos 12 mil anos, período conhecido como a pré-história brasileira.
De acordo com os historiadores, esses habitantes eram populações de caçadores-coletores, comunidades rurais ou moradores do litoral.
Contudo, conforme apontam alguns estudos, sociedades mais complexas chegaram a habitar o Brasil milhares de anos atrás. A Pedra da Gávea, monumento da cidade do Rio de Janeiro, faria parte desse mistério. Um vídeo compartilhado no TikTok cita uma teoria antiga de que povos fenícios estiveram no Brasil. Essa hipótese realmente existiu, mas é só a ponta do iceberg.
A curiosidade que a montanha carioca desperta se deve a dois fatores principais: o fato de seu formato parecer com um rosto humano e por marcas em suas laterais que lembram escrituras.
Cientistas se aventuraram em estudos sobre a rocha. Eles tentaram descobrir se as marcas eram uma mensagem de um povo antigo e se o rosto havia sido esculpido por mãos humanas, assim como as esfinges do antigo Egito.
R7