Empresa sueca de telecomunicações Ericsson demitirá 8.500 trabalhadores como parte de suas medidas de corte de custos. A informação foi publicada inicialmente pela CNBC nesta sexta-feira (24).
A Reuters informou anteriormente sobre as demissões, que afetarão cerca de 8% de sua equipe de 105.529 pessoas em todo o mundo. A empresa emprega cerca de 11.994 pessoas na América do Norte, de acordo com seu site .
Um porta-voz da Ericsson disse à CNBC que os cortes fazem parte de uma “aceleração dos esforços estruturais de redução de custos”, conforme anunciado durante o Capital Markets Day da empresa em 15 de dezembro. O porta-voz disse que a maioria das demissões entraria em vigor no primeiro semestre de 2023, mas também poderia se estender até 2024.
“A forma como as reduções de pessoal serão gerenciadas dependerá da prática local do país”, disse o porta-voz em comunicado. “Nosso objetivo é administrar o processo em todos os países com justiça, respeito, profissionalismo e de acordo com a legislação trabalhista local. Qualquer impacto para os funcionários será comunicado primeiro a eles.”
A empresa está buscando reduções de custos em uma taxa de execução de 9 bilhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 860 milhões, até o final de 2023. A Ericsson disse que espera começar a ver o efeito de sua economia de custos no segundo trimestre deste ano.