• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Casa Branca dá prazo de 30 dias para que TikTok seja retirado dos dispositivos eletrônicos do governo

Por Terra Brasil
28/fev/2023
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

China criticou a decisão dos Estados Unidos e a considera uma forma de ‘suprimir de maneira irracional as empresas de outros países’

A Casa Branca anunciou um prazo de 30 dias para que as agências federais retirem o aplicativo TikTok de todos os dispositivos eletrônicos do governo, para cumprir um veto determinado pelo Congresso norte-americano. O veto não é aplicado às empresas nos Estados Unidos que não estão associadas ao governo federal ou aos milhões de cidadãos que usam o aplicativo, muito popular. No entanto, um projeto de lei apresentado recentemente ao Congresso pode proibir de fato o TikTok neste país, de acordo com a União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês). “O Congresso não deve censurar plataformas inteiras e privar os americanos de seu direito constitucional à liberdade de expressão”, afirmou Jenna Leventoff, conselheira de políticas da organização, em um comunicado. “Temos o direito de usar o TikTok e outras plataformas para trocar nossos pensamentos, ideias e opiniões com pessoas de todo o país e do mundo”, acrescentou.

A China criticou a decisão do governo americano, por considerar que pretende “suprimir de maneira irracional as empresas de outros países”. “Rejeitamos de modo veemente a prática equivocada dos Estados Unidos de generalizar o conceito de segurança nacional, abusar do poder estatal e suprimir de maneira irracional as empresas de outros países”, disse Mao Ning, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores. O TikTok, que pertence ao grupo de tecnologia chinês ByteDance, virou um alvo político por preocupações de que o aplicativo poderia ser utilizado para espionagem ou propaganda pelo Partido Comunista Chinês. A lei assinada pelo presidente Joe Biden no mês passado proíbe o uso do TikTok em dispositivos eletrônicos oficiais, assim como sua utilização na Câmara de Representantes e no Senado. As preocupações de segurança nacional sobre uma suposta espionagem chinesa aumentaram após um incidente com um balão do país asiático que atravessou o espião aéreo americano – e depois foi abatido.

Não foi só os Estados Unidos que tomaram essa medida. O governo do Canadá também proibiu o uso do TikTok em todos os smartphones e outros dispositivos, alegando temores sobre o acesso de Pequim aos dados dos usuários. O Parlamento da Dinamarca anunuciu nesta terça que pediu a seus deputados e todos seus funcionários que desinstalem o aplicativo TikTok dos dispositivos móveis fornecidos pela Casa, por “risco de espionagem”. Este anúncio surge após as recomendações do Centro Dinamarquês para Cibersegurança, nas quais recomendava as autoridades a removerem o TikTok de seus telefones celulares. Na semana passada, a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, duas das principais instituições da União Europeia (UE), vetaram o uso dessa plataforma para “proteger” as instituições.

Leia Também

Lei amplia benefícios para idosos que você não sabia

Mudança nas lei trabalhista começa a valer e exige atenção

Nova lei pode fazer Netflix e outros streamings saírem do país

*Com informações da AFP

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Conto do vigário: Jovem aluga apartamento e encontra vista fake para o mar, veja fotos

PRÓXIMO

Deputado elabora projeto de lei com uso da inteligência artificial

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se