Uma falha no sistema de TI em todo o grupo na Lufthansa (LHAG.DE) deixou milhares de passageiros presos nesta quarta-feira, o que a companhia aérea alemã atribuiu a obras de engenharia subterrânea em uma estação ferroviária em Frankfurt cortando vários cabos de fibra ótica.
Os reparos levariam até a tarde de quarta-feira, de acordo com a Lufthansa, citando informações recebidas da Deutsche Telekom (DTEGn.DE) . Ele espera que as operações de voo se estabilizem no início da noite.
Fotos e vídeos de vários aeroportos alemães mostraram milhares de passageiros esperando para fazer o check-in.
As ações da Lufthansa, que também é dona da SWISS, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Eurowings, caíram 1,25% às 1144 GMT.
Os passageiros disseram nas redes sociais que a falha obrigou a empresa a organizar o embarque dos aviões com caneta e papel e que não conseguiu processar digitalmente as bagagens dos passageiros.
Em um tweet, a Lufthansa disse: “A partir desta manhã, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa foram afetadas por uma interrupção de TI, causada por obras na região de Frankfurt”.
De acordo com o site do Aeroporto de Frankfurt, os relatos de interrupções nos voos da Lufthansa começaram por volta das 07:00 GMT e cerca de 120 voos de entrada e saída no aeroporto foram cancelados.
O Aeroporto de Frankfurt (FRAG.DE) disse que cancelará ou desviará todos os voos de entrada para o aeroporto.
Os controladores de tráfego aéreo alemães disseram que os aviões da Lufthansa não podiam mais decolar do aeroporto de Frankfurt e estavam estacionados lá, o que significa que não havia vagas disponíveis para outras aeronaves.
A Bloomberg News disse que a Lufthansa suspendeu todos os seus voos, mas a empresa disse à Reuters que não poderia confirmar isso.
“Ainda há voos no ar, eles não serão trazidos para o solo”, disse um porta-voz da empresa.
Dados do site de aviação Flightradar24 mostraram que a Lufthansa tinha 40 voos no ar às 10h23 GMT, em comparação com 105 voos da companhia aérea rival Air France e 121 da British Airways.
A agência cibernética federal da Alemanha, BSI, não estava imediatamente disponível para comentar.
A falha do sistema de TI ocorre dois dias antes das greves planejadas em sete aeroportos alemães que devem levar a grandes interrupções , incluindo potencialmente na Conferência de Segurança de Munique, onde os líderes mundiais devem se reunir.
A companhia aérea escandinava SAS (SAS.ST) disse que foi atingida por um ataque cibernético na noite de terça-feira e pediu aos clientes que se abstenham de usar seu aplicativo, mas depois disse que resolveu o problema.
Atacantes desconhecidos cortaram cabos pertencentes à ferrovia pública da Alemanha em dezembro , no que foi visto como o segundo ato de sabotagem contra a Deutsche Bahn em dois meses.
Reportagem da Reuters informa que as companhias aéreas cancelaram mais de 1.300 voos e mais de 10.000 foram adiados nos Estados Unidos no mês passado , após a falha de um importante sistema de computador do governo.
R7