O presidente Biden disse nesta terça-feira (21) que a Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia em um discurso de Varsóvia no qual marcou um ano desde o início da guerra.
“Os autocratas só entendem uma palavra: não, não. não. Não, você não vai tirar meu país, não, você não vai tirar minha liberdade, não, você não vai tirar meu futuro. E vou repetir esta noite o que disse no ano passado no mesmo lugar, um ditador empenhado em reconstruir um império nunca poderá aplacar o amor do povo pela liberdade. A brutalidade nunca oprimirá a vontade dos livres”, disse ele. “E a Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia, nunca.”
O discurso de Biden ocorreu um dia depois de ele fazer uma visita surpresa à Ucrânia, na qual fez uma parada histórica na capital devastada pela guerra, Kiev.
“Há um ano, o mundo se preparava para a queda de Kiev. Bem, acabei de vir de uma visita a Kiev e posso relatar que Kiev está forte. Kiev está orgulhosa, está alta e, o mais importante, está livre”, disse Biden.
Um ano depois do início da invasão do Kremlin, Biden disse: “A Ucrânia ainda é independente e livre”.
“A defesa da liberdade não é trabalho de um dia ou de um ano, é sempre difícil”, disse. “Mas a Ucrânia é o aço para a luta pela frente e os Estados Unidos, nossos aliados e parceiros continuam apoiando a Ucrânia enquanto ela se defende.”
O discurso de Biden no complexo do Castelo Real em Varsóvia também foi onde Biden fez seus comentários em março de 2022, que marcou um mês de invasão.
“Tudo o que fazemos agora deve ser feito para que nossos filhos e netos também conheçam, liberdade. O inimigo do tirano, a esperança, o bravo e a verdade de todos os tempos, a liberdade. Fique conosco, ficaremos com você, vamos seguir em frente com fé e convicção e o compromisso permanente de sermos aliados sim, da liberdade”, disse Biden.
Gazeta Brasil