Reforço será usado para auxiliar a Força Nacional
Os seis Estados que integram o Consórcio Nordeste enviaram, nesta segunda-feira, 9, mais de 300 policiais militares para complementar a Força Nacional de Segurança Pública em Brasília, no Distrito Federal. São eles: Ceará (70), Bahia (70), Piauí (40), Alagoas (50), Rio Grande do Norte (30) e Maranhão (30). O número é preliminar e pode ser aumentado, diante da evolução dos fatos.
No sábado 7, o emprego da Força Nacional foi autorizado pelo ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, na Esplanada dos Ministérios. O contingente, no entanto, não foi utilizado para lidar com a invasão de manifestantes. A maioria dos agentes só chegou na Esplanada horas depois do início do vandalismo.
A Força Nacional é um consórcio federativo composto de policiais cedidos pelos Estados e pelo Distrito Federal à União para atuar em situações em que a polícia local não é suficiente para suportar a demanda de segurança pública. Desse modo, o órgão pode ser requerido se for autorizado pelo Ministério da Justiça.
Em coletiva de imprensa, Dino confirmou que cerca de dez Estados contribuíram para a medida e enviaram um contingente policial para Brasília. “Recebemos a colaboração de cerca de dez governadores, que enviaram contingente para fortalecer a Força Nacional”, explicou. “Serão mais 500 homens da Força Nacional, que trabalha na proteção da Praça dos Três Poderes e da Esplanada.”
Revista Oeste