Foto: Reprodução/Twitter.
Lideranças do PT deram um banho de água fria nas pretensões do deputado federal André Janones (Avante-MG) de tentar ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Em conversas com Janones, líderes petistas avisaram que será muito dificil o PT apoiar a candidatura do deputado ao comando da comissão, considerada a mais importante da Casa.
O aviso foi dado a Janones por petistas como José Guimarães (CE), futuro líder do governo na Câmara. Os dois se reuniram nesta quinta-feira (5/1), para discutir as demandas do deputado do Avante.
Segundo relatos, Guimarães avisou a Janones que o comando da CCJ deverá entrar no bolo das negociações do governo para construir uma base aliada na Câmara.
Nesse contexto, há chances de o próprio PT se candidatar ou de apoiar um deputado de uma legenda maior ao posto, em troca de apoio ao governo. A presidência da CCJ também é cobiçada por PL e União Brasil.
“Tenho consciência que isso (apoio do PT) não depende apenas do presidente Lula ou do partido. Essa é uma construção da Câmara dos Deputados”, disse Janones à coluna.
Apesar do aviso do PT, Janones defende como legítima sua busca por espaço de relevância na Câmara. Ele avalia que tem apoio popular e amadureceu ao longo do primeiro mandato.
Créditos: Metrópoles/Igor Gadelha.