Leandro Almada apurou a atuação da Polícia Civil no assassinato da vereadora
O novo superintendente regional da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro é o delegado Leandro Almada da Costa. Ele vai substituir Ivo Roberto Costa da Silva, que ocupou o cargo por menos de seis meses. Almada foi nomeado nesta terça-feira, 10, pelo diretor-geral da PF, Andrei Passos. O novo superintendente tornou-se conhecido ao investigar a atuação da Polícia Civil no caso Marielle.
O inquérito chefiado por Almada concluiu que houve obstrução na investigação do assassinato da vereadora e do motorista dela, Anderson Gomes, em março de 2018. A apuração, finalizada em 2019, indicou a existência de uma organização criminosa que trabalhava para atrapalhar a Polícia Civil.
Com 52 anos, Almada se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e foi militar do Exército por quatro anos antes de tornar-se delegado.
Ministro “promete” federalizar investigação
Assim que tomou posse no Ministério da Justiça, Flávio Dino prometeu elucidar o caso Marielle, por meio da federalização das investigações. O pedido, entretanto, depende da solicitação da Procuradoria-Geral da República para o Superior Tribunal de Justiça.
“A Polícia Federal atuará para que esse crime seja desvendado definitivamente, para saber quem matou Marielle e quem mandou matar Marielle Franco naquele dia no Rio de Janeiro”, disse. A irmã da vereadora morta, Anielle Franco, é ministra da Igualdade Racial no governo Lula.
Revista Oeste