A declaração é da nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde
A nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a vacina contra a covid-19 deverá ser anual para grupos prioritários e incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI).
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ela disse que esses imunizantes começam a ser aplicados a partir de abril nos mesmos grupos prioritários que receberão a vacina anual contra a gripe, incluindo idosos, imunossuprimidos e profissionais da área da saúde. Entretanto, ela nada comentou sobre a vacinação de crianças.
No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a vacina contra a covid-19, ainda em fase experimental, não fazia parte do PNI.
“Agora, efetivamente, a covid entra no nosso Departamento de Imunização. O ministério acabou de receber uma compra grande de doses, que, a princípio, daria para cobrir esses grupos prioritários”, afirmou Ethel à Folha. Ela foi anunciada para comandar a SVSA na segunda-feira 2 pela nova ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Nesta quarta-feira, 4, em publicação em seu perfil no Twitter, a nova secretária afirmou que vacina “não é remédio”, mas uma “estratégia coletiva”, e que é preciso um maior número de pessoas vacinadas em todos os lugares.