Foto: Divulgação.
O anúncio da plataforma de streaming Netflix veio após o relatório financeiro de quarto semestre de 2022, revelado nesta última quinta-feira (19). A cobrança pelo compartilhamento já irá começar para assinantes dos Estados Unidos.
Apesar de uma data oficial não ter sido definida, os executivos da plataforma estão determinados a aplicá-la: “Embora nossos termos de uso limitem o uso da Netflix a uma família, reconhecemos que essa é uma mudança para membros que compartilham suas contas de forma mais ampla. À medida que lançarmos o compartilhamento pago, os membros em muitos países também terão a opção de pagar mais se quiserem compartilhar a plataforma com pessoas com quem não moram”, disse a empresa em um comunicado à imprensa.
No documento, a empresa justifica que a prática prejudica a capacidade de longo prazo de investir e melhorar a Netflix, bem como de desenvolver os negócios. Por esta razão, a empresa está tomando medidas para evitar que os usuários compartilhem as contas.
As medidas de contenção já estão em ação em alguns países da América Latina desde junho 2022. No entanto, a companhia quer implementar o compartilhamento pago até o fim do primeiro trimestre de abril de 2023.
A Netflix pretende fazer isso utilizando informações do dispositivo, endereço IP e atividade da conta, para determinar onde a reprodução está em ação.
Já em casos de viagem, a empresa afirma que, “como acontece hoje, todos os associados poderão assistir enquanto viajam, seja na TV ou no dispositivo móvel”. Porém, a Netflix também ressalta que existe um prazo de duas semanas para o usuário assistir ao conteúdo em outro endereço.
Créditos: Portal Grande Ponto, com informações do Tecnoblog.