Pedido é assinado pelo procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur; forças policiais são acusadas de omissão em ataques no domingo
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios recomendou nesta segunda-feira (9) o afastamento provisório do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em exercício, Fernando de Sousa Oliveira, informa O Globo.
O pedido de afastamento, motivado pelas invasões de vândalos bolsonaristas às sedes dos três Poderes em Brasília no último domingo (8), inclui também o comandante-geral da PM-DF, Fábio Augusto Vieira, o comandante operacional da PM, Jorge Eduardo Naime Barreto, e o comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza.
Segundo o MP-DF, “apuração de informações, documentos, fotos e vídeos, além de notícias divulgadas em diversos canais de comunicação social, [apontou] omissões por parte de integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal no que se refere aos graves atos antidemocráticos praticados”.
Os manifestantes depredaram o interior do Congresso, do Planalto e do STF. Ontem à noite, Alexandre de Moraes determinou o afastamento provisório do governador do DF, Ibaneis Rocha, acusado de omissão.