A fabricante de chocolates Mars Inc., dona da marca M&M’s, anunciou nesta segunda-feira (23) uma “pausa indefinida” de seus mascotes nas ações de marketing da companhia.
Em janeiro do ano passado, a empresa anunciou mascotes com “personalidades mais sutis para enfatizar a importância da autoexpressão e do poder da comunidade por meio de uma narrativa”.
Já no início de 2023, a M&M’s lançou uma embalagem de edição limitada com as palavras “Apoiando Mulheres” e apresentando três porta-vozes femininos da marca: Marrom, Verde e o recém-lançado Roxo. Foi a primeira vez que a embalagem do chocolate apresentou apenas personagens que representam as mulheres.
A campanha da marca de chocolates, no entanto, foi alvo de críticas. Entre eles, o jornalista e apresentador Tucker Carlson, que disse, entre outras afirmativas, que o personagem verde “agora é lésbico, talvez” e que “também há um M&M roxo obeso de tamanho grande”.
O influenciador Nick Adams chegou a acusar a empresa de “sexismo”. Ele também afirmou que “a masculinidade está sob ataque como em nenhum outro momento na história mundial”.