• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Marinha determina afastamento de navio porta-aviões

Por Terra Brasil
21/jan/2023
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Wikimedia Commons.

A Marinha do Brasil concluiu que um porta-aviões na costa pernambucana pode causar sérios danos ambientais e determinou seu afastamento. O temor era que a embarcação fosse abandonada no litoral brasileiro.

O casco do porta-aviões São Paulo chegou à costa em outubro do ano passado, depois que um estaleiro turco renunciou ao navio. A empresa havia arrematado o porta-aviões em uma licitação concluída em 2021. A autoridade ambiental do país barrou a autorização para reciclar a embarcação, que foi reconduzida ao Brasil.

Leia Também

Servidores sem concurso poderão ser efetivados após decisão do STF

Governo quer acabar com as autoescolas? Proposta deixa setor em alerta

Governo lançou pacote pra empresas, mas quase nada saiu do papel

Na década de 1990, quando pertencia à Marinha Nacional Francesa, 55 toneladas de amianto foram retiradas do porta-aviões. A substância é tóxica e cancerígena. Eventuais resíduos levaram a autoridade ambiental turca a cancelar a autorização para receber o navio em agosto de 2022.

No regresso para o Brasil, a Marinha identificou avarias na embarcação e determinou a manutenção da cobertura de seguro e a apresentação de um contrato para atracação e reparo, o que ainda não foi feito.

A Autoridade Marítima Brasileira informou que a empresa turca proprietária do navio “não adotou as providências necessárias para a manutenção do casco em segurança na área marítima indicada”, cerca de 46 km da costa brasileira.

A Marinha também realizou a inspeção no casco e constatou uma “severa degradação das condições de flutuabilidade e estabilidade”. Além disso, o casco não possui seguro, nem contrato para atracação e reparo. O pagamento feito à contratada para realizar o reboque foi interrompido há cerca de 2 meses.

A embarcação foi proibida de se aproximar dos portos brasileiros e deve permanecer sobre águas mais profundas. Uma fragata e um navio de apoio oceânico farão o acompanhamento do reboque.

Jornais do Estado reportam que o porta-aviões já começou a se afastar do litoral pernambucano.

Créditos: Poder 360.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Recessão dada como certa nos EUA vai frear economia global

PRÓXIMO

Drone mostra que STF estava desprotegido no 8 de janeiro mesmo diante de invasão ao Planalto; VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se