O presidente Lula vai se reunir nesta segunda-feira, 30, com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília. O encontro bilateral deve marcar a volta das operações do Fundo Amazônia, suspenso desde 2019.
Além das questões envolvendo o fundo, as relações econômicas entre os países e o acordo do Mercosul com a União Europeia também devem ser discutidos no encontro.
Conforme a agenda, a chegada de Scholz ao Brasil está prevista para 15h30. Antes, Lula deve falar com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para alinhar a pauta do encontro com o líder alemão.
Às 18 horas, Lula e Scholz se reúnem com as delegações empresariais do Brasil e da Alemanha. Depois da reunião, os chefes de Estado vão fazer uma declaração à imprensa. Também está marcado para às 19h30 um jantar em homenagem a Scholz no Itamaraty.
Svenja Schulze, ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, também deve acompanhar as reuniões. No fim de semana, ela se encontrou com representantes de sindicatos, sociedade civil e empresas em São Paulo, para tratar de temas relacionados à energia sustentável.
No fim de semana, Olaf Scholz esteve com os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e do Chile, Gabriel Boric.
Revista Oeste