foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Criado pela gestão Bolsonaro, o programa encerrado por Lula tinha como objetivo a promoção de práticas culturais e educacionais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)assinou um decreto que reformula a estrutura da Casa Civil e extingue o programa piloto do Pátria Voluntária, criado e comandado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Sob coordenação da Casa Civil, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado foi encerrado com a assinatura do decreto 11.329 de 1º de janeiro de 2023.
O programa tinha como objetivo a promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável. O Pátria Voluntária era conduzido por um conselho presidido por Michelle Bolsonaro e composto por mais 24 integrantes do governo e da sociedade civil.
Criado em 2019, o site oficial apresenta que o programa auxiliou a viabilização de doações para 1,2 milhão de pessoas de forma direta e 3,1 milhões beneficiários indiretos.
Uma das últimas ações realizadas pelo Pátria Voluntária aconteceu no Palácio da Alvorada em comemoração ao Natal. A atividade foi compartilhada pela ex-primeira-dama nas redes sociais.
Adeus ao Pátria Voluntária
Com o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro declarou no último domingo (1º/1) que não faz mais parte do programa Pátria Voluntária. Em nota, declarou que agradeceu aos voluntários do projeto.
Metrópoles