A deputada federal Joice Hasselmann anunciou hoje, durante entrevista ao UOL News, que vai se desfiliar do PSDB. “O meu pedido foi feito hoje.”
Eu já me desfiliei do PSDB, meu pedido foi feito hoje. Obviamente, foi avaliado com bastante calma, de forma irrevogável. Hoje comuniquei à executiva estadual
Joice Hasselmann ao UOL News
A saída do partido acontece após a parlamentar responsabilizar a sigla, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, por não conseguir se reeleger em 2022 —o mandato dela termina hoje.
Durante a entrevista, Joice Hasselmann ainda disse que já havia decidio sair do PSDB há algum tempo, mas protelou a decisão. “Protelei em respeito a alguns amigos, colegas de partido. Mas desejo muito sucesso àqueles que integram o partido, aos que me convidaram, João Doria, Bruno Araújo, Marco Vinholi”.
Por causa das declarações de Joice, o diretório municipal do PSDB de São Paulo já havia agendado uma reunião para a noite de hoje e discutir os pedidos de expulsão da deputada da sigla.
A parlamentar tem feito comentários que desrespeitam a ética e integridade do partido, agindo com incoerência e imprudência.
Nota do PSDB paulistano
Depois de se eleger na onda Jair Bolsonaro em 2018, a deputada viu seus votos minguarem de mais de 1 milhão para apenas 13.679 em 2022.
Como Joice chegou ao PSDB?
- A deputada federal se filiou ao PSDB de São Paulo em outubro de 2021 em meio às prévias do partido para escolha do presidenciável que representaria a sigla na disputa. A ideia é que ela fosse um dos destaques do partido na Câmara e endossasse a candidatura do então governador João Doria à Presidência –Doria acabou desistindo de sua candidatura.
- Hasselmann foi eleita pelo PSL (atual União Brasil) em 2018, como deputada mais votada do país, na onda de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Ela rompeu com bolsonarismo no primeiro ano de governo, se distanciou de grande parte dos ex-colegas, incluindo Carla Zamebeli (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP)e se aproximou mais de Doria.
A saída de Joice é mais uma entre as registradas no partido nos últimos dias. No domingo (29), a senadora Mara Gabrilli (SP) também anunciou que deixou o PSDB. Ela irá para o PSD de GIlberto Kassab após 19 anos entre os tucanos.
A parlamentar disse que seu antigo partido virou um “nanico moral”.