Jornal destacou a imagem do petista na edição desta quinta-feira
Foto: Reprodução/Instagram
O governo do presidente Lula, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), emitiu uma nota em que critica a foto do chefe do Executivo publicada no jornal Folha de S.Paulo. A imagem foi reproduzida na primeira página da edição desta quinta-feira, 19.
“É lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística, sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro”, informou a Secom. “Trata-se de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido.”
A autora da foto é a fotojornalista Gabriela Biló, que trabalha para o jornal no Distrito Federal, em Brasília. Segundo a profissional, a imagem foi produzida usando a técnica de múltipla exposição, um recurso que sobrepõe imagens em um mesmo fotograma.
A imagem, contudo, não passa por edições posteriormente — somente na própria câmera. “Para mim, a foto significa ‘A vida continua’”, disse Gabriela, em um vídeo divulgado nas redes sociais.
“O pré-requisito para usá-la é explicar o procedimento para produção da imagem na legenda, o que foi feito pela Folha”, explicou o jornal. A foto foi tirada ontem, em um evento de Lula com sindicalistas no Palácio do Planalto, e mostra um dos vidros quebrados.